Tempo de leitura: 2 minutos
Pronto para testar seus conhecimentos sobre Trauma? Esse é o tema do quiz#70!
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Vamos lá?
Pra falar de Emergências Clínicas, convidamos Dra Maria Aparecida Braga.
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1982, especializou-se em Clínica Médica, Cardiologia, Medicina Intensiva, Medicina de Emergência, Nutrologia e Gestão em saúde. É Doutora em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, Master in Business Administration em Gestão de Saúde e Master in Business Administration em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas.
Questão
Paciente do sexo feminino, 26 anos, gestante de 29 semanas é atendida após colisão de carro em velocidade moderada. Usava cinto de segurança. Queixa-se de leve cólica abdominal e sangramento vaginal discreto. Dados vitais: pressão arterial:105/70mmhg; frequência cardíaca: 110 bpm; frequência respiratória: 18 ipm, consciente. Apresentava leve sensibilidade abdominal à palpação.
Além da monitorização da frequência cardíaca fetal, o que o exame inicial incluiria?
a. Hemograma, coagulograma, tipo sanguíneo e fator RH, tomografia de tórax e abdome.
b. Hemograma, coagulograma, toque vaginal e ressonância magnética do abdome.
c. Exame com US FAST, tipo sanguíneo e fator RH, hemograma, coagulograma.
d. Hemograma, coagulograma, radiografia simples do abdome e checagem dos sons cardíacos fetais. Se normais a paciente poderia ter alta.
Comentário
O trauma abdominal fechado é uma causa frequente de morbidade e mortalidade materna e fetal.
Até 5% dos traumas abdominais menores na gravidez podem resultar em descolamento prematuro de placenta no 2º. E 3º. Trimestre. O exame inicial mais adequado é o US FAST para avaliação de presença de liquido livre na cavidade abdominal, avaliação do útero e do feto. Hemograma, coagulograma e tipo sanguíneo e fator RH devem ser realizados em todas as gestantes que sofreram trauma.
O RhoGAm é indicado em pacientes RH negativas. Gestantes que sofreram trauma durante o 2º. E 3º. Trimestre devem ser monitorizadas por pelo menos 4 horas para avaliação de sofrimento fetal e alterações uterina, sinais de deslocamento prematuro de placenta.
Resposta certa
C. Exame com US FAST, tipo sanguíneo e fator RH, hemograma, coagulograma.
Referência:
TINTINALLI – Emergências Médicas, capítulo 253. Editora Revinter, 2015
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.