Tempo de leitura: 2 minutos
Preparado para mais um Quiz Somiti? Então vamos falar de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Hoje a questão é sobre Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Questão
Sobre a ventilação mecânica assisto-controlada em pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), é correto afirmar:
a) Não há necessidade de aplicação da PEEP externa para contrabalançar a auto-PEEP do paciente.
b) No modo VCV, a desinsuflação induzida pela PEEP externa pode ser detectada pela manutenção ou queda da pressão de platô.
c) A monitorização da mecânica respiratória e da hiperinsuflação pulmonar pode ser realizada ocasionalmente na exacerbação do DPOC.
d) A programação da frequência respiratória inicial deve ser acima de 20 incursões por minuto.
Comentário
A aplicação da PEEP externa para contrabalançar a auto-PEEP secundária à
limitação ao fluxo aéreo expiratório como tentativa de desinsuflação pulmonar deve ser realizada com associação de uma monitorização adequada da mecânica respiratória.
Com esse intuito deve ser utilizada a medida da pressão de platô no modo volume controlado (VCV) e o volume expiratório no modo pressão controlada (PCV). No modo VCV, a desinsuflação induzida pela PEEP externa pode ser detectada pela manutenção ou queda da pressão de platô. Se, por outro lado, a pressão de platô aumentar, a PEEP externa pode estar ocasionando hiperinsuflação pulmonar adicional e deve ser reduzida ou retirada. No modo PCV, à medida que se aumenta o valor da PEEP externa, monitora-se o volume corrente exalado. Se este reduzir, está havendo piora da hiperinsuflação e a PEEP externa deverá ser reduzida ou retirada.
Se, por outro lado, o volume corrente exalado aumentar, a PEEP externa está ocasionando desinsuflação pulmonar e pode ser mantida.
A programação da frequência respiratória inicial deve ser entre 8 e 12 incursões por minuto. O volume minuto deve ser ajustado para normalizar o ph arterial, e não a PaCO2.
Resposta certa
Letra B – No modo VCV, a desinsuflação induzida pela PEEP externa pode ser detectada pela manutenção ou queda da pressão de platô.
Referência:
- Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica AMIB E SBPT 2013.
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.