Tempo de leitura: 4 minutos
Na Semana Nacional do Trânsito, Somiti e Abramede MG se uniram para promover ações que orientam a população em como agir corretamente diante de uma emergência no trânsito.
Dados estatísticos dos Bombeiros apontam que, de janeiro a abril de 2017, foram registrados 8,7 mil acidentes de trânsito em Minas , com 1,2 mil salvamentos e 7, 5 mil atendimentos pré-hospitalares de trauma.
Os primeiros minutos após o acidente são os mais importantes para a preservação da vítima, sendo o primeiro atendimento fundamental para as chances de sobrevivência.
Nessa semana, portanto, a questão do nosso quiz envolve uma cena de acidente de trânsito.
Você está preparado? Vamos lá!
Questão – Semana Nacional do Trânsito
Sua ambulância é a primeira a chegar para prestar atendimento à uma mulher de 28 anos de idade, que pilotava uma moto sem capacete e foi atropelada enquanto cruzava uma rodovia de alta velocidade.
Ao se aproximar do local, você observa que há diversos carros estacionados com terceiros aguardando pela chegada dos socorristas.
A paciente está acordada, porém confusa e perde bastante sangue devido a amputação traumática da mão decorrente do acidente.
As pessoas que estão próximas à vítima ao verem a chegada de sua ambulância gritam por socorro dizendo que a vítima está com falta de ar e tremendo.
Qual é a melhor conduta?
a) Descer com a bala de oxigênio e o colar cervical, fornecer oxigênio à vítima, imobilizar a coluna com o colar cervical e providenciar uma manta térmica.
b) Imobilizar a coluna cervical da vítima, fornecer oxigênio à vítima, puncionar 2 acessos venosos calibrosos, comprimir a hemorragia e transportar o mais rápido possível para um hospital referência em trauma.
c) Providenciar uma sacola com gelo para transportar a mão decepada da vítima, imobilizar a coluna cervical e pedir para os terceiros ajudarem a colocar a vítima na prancha.
d) Assegurar a segurança da cena e estruturar paramentação da equipe antes de iniciar o atendimento.
Resolução
Antes de prestar atendimento a qualquer vítima a segurança da cena e paramentação adequada é o primeiro passo para um atendimento de qualidade. Um socorrista jamais pode se transformar em vítima, portanto, em uma pista de alta velocidade a segurança da cena e paramentação da equipe para o atendimento adequado é primordial. A segurança da cena deve ser feita pela equipe treinada e regulamentada, como exemplo: risco de explosões, corpo de bombeiros; acidente em via de alta velocidade, polícia rodoviária; cena de crime, polícia.
Na opção A notamos a imobilização da coluna cervical com o colar cervical. Sabemos que o colar cervical por si só não imobiliza, tornando possível ocorrer lesões em coluna cervical com risco de ocasionar sequela definitiva e permanente na vítima quando mal assistida. A manta térmica, só deve ser utilizada após a estabilização do paciente após o exame primário. Vale ressaltar que nem todos os serviços contam com esse assessório.
Na opção B, “caso” a cena estivesse segura, também estaria errada, pois faltam parâmetros que não foram avaliados na sequência do ABCDE.
Já opção C, apesar de chamativo aos olhos do socorrista, as partes amputadas serão o último quesito a se preocupar, pois em primeiro lugar está a vida do paciente.
Resposta
Resposta correta: Letra D – assegurar a segurança da cena e estruturar paramentação da equipe antes de iniciar o atendimento.
Referências Bibliográficas
- AMERICAN COLLEGE OF SURGEONS. Advanced Trauma Life Support® (ATLS) – Suporte Avançado de Vida no Trauma – Manual em português. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
- NATIONAL ASSOCIATION OF EMERGENCY MEDICAL TECHNICIANS; COMITÊ DE TRAUMA DO COLÉGIO AMERICANO DE CIRURGIÕES. Atendimento Pré-hospitalar ao traumatizado: básico e avançado – PHTLS – Prehospital Trauma Life Suppport. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
- NATIONAL ASSOCIATION OF EMERGENCY MEDICAL TECHNICIANS; COMITÊ DE TRAUMA DO COLÉGIO AMERICANO DE CIRURGIÕES. Atendimento Pré-hospitalar ao traumatizado: básico e avançado – PHTLS – Prehospital Trauma Life Suppport. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
Mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência! Acesse nosso site e curta a página da Somiti no Facebook.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.