Tempo de leitura: 2 minutos
Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar de Tratamentos Farmacológicos
Para falar de Tratamentos Farmacológicos , convidamos Maria Aparecida Braga
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1982, especializou-se em Clínica Médica, Cardiologia, Medicina Intensiva, Medicina de Emergência, Nutrologia e Gestão em saúde. É Doutora em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, Master in Business Administration em Gestão de Saúde e Master in Business Administration em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Maria Aparecida também é Coordenadora de Cursos da American Heart Association para Sociedade Mineira de Terapia Intensiva.
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Vamos lá?
Questão
Vera, 38 anos, com história de asma brônquica sem aderência ao tratamento é atendida no pronto socorro agitada , com quadro de dispneia e uso da musculatura acessória durante inspiração e expiração e frequência respiratória de 32 incursões respiratórias por minuto. À ausculta apresenta sibilos expiratórios difusos. Qual dos seguintes tratamentos farmacológicos deve ser iniciado?
A. N-acetilcisteína
B. Epinefrina racêmica por aerossol
C. Furosemida
D. Beta-agonista inalatório
Resposta certa
Letra D: Beta-agonista inalatório
Comentário
Trata-se de um quadro de exacerbação grave da asma brônquica. Os princípios do tratamento apoiam-se no tripé oxigenioterapia, para manter saturação de O2 ≥ 92%, broncodilatadores (beta-agonistas associados a agentes anticolinérgicos) e corticóides sistêmicos, utilizados por via oral ou parenteral de acordo com a condição clínica do paciente. Nos casos refratários podemos associar sulfato de magnésio na dose de 1,2 – 2g diluídos em 100 ml de Soro Fisiológico 0,9%, administrados endovenoso em 30 minutos.
Referência
Curso TEFE – Terapia Farmacológica na Emergência
O curso TEFE foi desenvolvido para propiciar aos profissionais de saúde as bases farmacológicas das medicações utilizadas na emergência, objetivando o seu uso seguro e reduzindo os erros relacionados. Curso teórico-prático com estudos de casos através de simulações realísticas.
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.