Tempo de leitura: 2 minutos
Chegou a hora de testar os seus conhecimentos! O assunto que iremos abordar hoje é sobre VNI.
Para falar sobre as ventilação não invasiva e comentar a questão do nosso quiz, convidamos Dr Luiz Eduardo Parreiras Tálamo, Médico plantonista UTI’s Pediátrica e Neonatal rede Neocenter além de Coordenador e Instrutor dos cursos TIP e PVMC.
O Quiz é uma ótima oportunidade para não só testar os seus conhecimentos, como agregar maior valor aos seus aprendizados e experiência profissional, colaborando para um melhor acolhimento de seus paciente e eficiência no serviço que você realiza do atendimento na emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Vamos lá?
Questão
Para qual dos pacientes abaixo a VNI não seria uma boa opção?
a) Asma Aguda Grave.
b) Obstrução alta pós extubação.
c) SDRA moderada.
d) Pós extubação em paciente com doença neuromuscular.
Comentário
A VNI é bem indicada quando iniciada precocemente em diversas situações que levam a IRA: asma, bronquiolite, obstrução alta pós extubação, IRA em pacientes oncológicos. Também em distúrbios crônicos e agudizados: doenças neuromusculares, apneia sono, fibrose cística.
Choque, depressão sensório, trauma face, pneumotórax não drenado e hipoxemia grave são exemplos de contraindicações.
Resposta certa
Letra c: SDRA moderada.
Referência:
- Hirschheimer MR, Carvalho WB, Proença JP, Freddi NA, Troster EJ. Ventilação Pulmonar Mecânica em Pediatria e Neonatologia –3ª Edição. São Paulo: Editora Atheneu, 2013.
- Garcia PCR, Piva JP. Medicina Intensiva em Pediatria – Segunda edição. Rio de Janeiro: Editora Revinter; 2014.
- Bruzzinni CDB, Conway EEC Jr, Gayle MO et all. Pediatric Fundamental Critical Care Support. 2nd ed. Madden MA, editor. Society of Critical Care Medicine; 2013.
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.