Tempo de leitura: 3 minutos
Chegou a hora de testar os seus conhecimentos! O assunto que iremos abordar hoje é sobre Arritmias.
Para falar sobre as arritmias e comentar a questão do nosso quiz, convidamos Alexandre Parisi, Instrutor BLS Somiti
O Quiz é uma ótima oportunidade para não só testar os seus conhecimentos, como agregar maior valor aos seus aprendizados e experiência profissional, colaborando para um melhor acolhimento de seus paciente e eficiência no serviço que você realiza do atendimento na emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Vamos lá?
Questão
Levando em consideração as arritmias mais comuns na insuficiência cardíaca crônica, marque a alternativa correta:
a) As arritmias ventriculares são comuns em pacientes com insuficiência cardíaca, sendo geralmente assintomáticas e potencialmente fatais.
b) Quanto ao tratamento da principal arritmia na IC crônica, recomenda-se o uso de Digoxina para rápido controle dos sintomas, em pacientes classe I-II da NYHA.
c) A fibrilação atrial é a arritmia mais comum na insuficiência cardíaca crônica, independente da função sistólica. Deve ser abordada por levar a um aumento no risco de complicações tromboembólicas (principalmente o AVC isquêmico).
d) Pacientes com arritmias e insuficiência cardíaca só devem ser estratificados para eventos tromboembólicos e hemorrágicos quando o tratamento não for eficaz.
Comentário
A (Errada): as arritmias ventriculares são comuns em pacientes com insuficiência cardíaca, mas costumam ser sintomáticas. O paciente poderá apresentar desde palpitações, dor torácica, tontura, síncope e morte súbita por FV/TV. Além disso, contribuem para a progressão da disfunção ventricular, com piora dos sintomas.
B (Errada): Os betabloqueadores são as drogas de primeira opção para controle de FC em pacientes euvolêmicos e em classe funcional I-II da NYHA (Recomendação IA). A digoxina será indicada para controle da FC em pacientes com fibrilação atrial sintomáticos, apesar da terapêutica otimizada (incluindo BB ou quando este não é tolerado ou contraindicado), sendo recomendação IIB.
C (Correta): A fibrilação atrial é a arritmia mais comum na IC crônica e tem forte correlação com piores desfechos, dentre eles as complicações tromboembólicas.
D (Errada): Todos os pacientes com arritmias e insuficiência cardíaca devem ser estratificados quando ao risco de eventos tromboembólicos (score CHA²DS²-VASc) e hemorrágicos (HAS-BLED), recomendação IB.
Resposta certa
Letra c: A fibrilação atrial é a arritmia mais comum na insuficiência cardíaca crônica, independente da função sistólica. Deve ser abordada por levar a um aumento no risco de complicações tromboembólicas (principalmente o AVC isquêmico).
Referência:
http://publicacoes.cardiol.br/portal/abc/portugues/2018/v11103/pdf/11103021.pdf, páginas 29 e 30. Acesso: 29/10/2018.
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.