Tempo de leitura: 3 minutos
Hoje é o dia de testar os seus conhecimentos e aprender com a resposta completa do Quiz aqui no Blog!
Hoje o tema é intubação na parada cardiorrespiratória. Para comentar a questão do nosso quiz, convidamos Drº. Daniel de Castro Azevedo.
Instrutor ACLS com número de registro 12120138517 da AHA
Formado em 2005 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), clínico com residência MEC no hospital Semper e geriatra com residência MEC no HC-UFMG. DR Daniel coordenou o pronto atendimento do hospital Semper e a Residência de Clínica do mesmo serviço entre 2010 e 2012.
Instrutor e diretor do curso ACLS desde 2007, participou de mais de 220 cursos, tendo contribuído com a formação de mais de 5 mil alunos nesse período. DR. Daniel é um dos primeiros instrutores do ACLS EP (para o profissional experiente) do Brasil e, atualmente, é o diretor de ensino do curso ACLS da Somiti.
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Hoje a questão é sobre intubação na parada cardiorrespiratória. Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Pronto para testar os seus conhecimentos? Então vamos lá!!
Questão
Sobre o ato da intubação na parada cardiorrespiratória. Assinale a alternativa correta:
a) É obrigatória e deve ser feita precocemente para proteger as vias aéreas.
b) Aumenta significativamente a sobrevida nos pacientes em Aesp e Assistolia.
c) Só deve ser feita por profissional experiente e capacitado pois o tempo máximo para a interrupção das compressões torácicas é de 10 segundos.
d) Todas as alternativas estão corretas.
Comentário
A intubação só deve ser realizada na parada cardiorrespiratória por profissional (Médico) treinado e capaz de executar o procedimento com mínima interrupção das compressões torácicas (máximo 10 segundos).
Se um paciente está sendo bem ventilado com bolsa válvula máscara durante uma parada cardiorrespiratória não há obrigação de intubação imediata e o ato poderia ser realizado com maior segurança no pós parada. Estudos não apontam diferença na mortalidade quando comparados grupos de pacientes que foram ventilados com bolsa válvula máscara x Intubação.
A intubação realizada por profissional não habilitado, na verdade, irá aumentar a mortalidade. Neste cenário, é muito importante treinar sua habilidade de ventilar com a bolsa válvula máscara, assim como passar por um treinamento formal para inserção de máscara laríngea e para ato da intubação.
Profissionais experientes podem intubar a qualquer momento durante a RCP pois não irão comprometer a compressão ( MINIMIZAR INTERRUPÇÃO DAS COMPRESSÕES), nem causar iatrogenias por erros no procedimento . Se profissionais sem experiência tentam intubar podem paralisar por mais tempo as compressões e podem promover iatrogenias.
Se ventilar bem com a unidade ventilatória, o profissional pode esperar e proceder a intubação em melhores condições (boa saturação e boa pressão arterial em paciente já com pulso)
Resposta certa
c) Só deve ser feita por profissional experiente e capacitado pois o tempo máximo para a interrupção das compressões torácicas é de 10 segundos.
Referência:
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.