Tempo de leitura: 2 minutos
Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar sobre Fundamentos de Suporte Intensivo Pediátrico (PFCCS, sigla em inglês).
Para explicar sobre o assunto, convidamos Luiz Eduardo Parreira Tálamo.
Ele é médico pediátrico intensivista, médico horizontal do Hospital Infantil São Camilo, coordenador dos cursos TINP e PVMC e instrutor do PFCCS.
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Vamos lá?
Questão
Qual das alternativas abaixo está correta?
A) Agitação e irritabilidade podem ser sinais de hipoxemia, enquanto letargia, na presença de oxigenação normal, pode indicar retenção de dióxido de carbono.
B) O modo assito-controlado é útil no desmame, pois o paciente participa mais da ventilação com esforço próprios e controla o tempo inspiratório.
C) O cateter nasal de alto fluxo (CNAF) aumenta o espaço morto nasofaríngeo e não deve ser usado em pediatria. O fluxo máximo permitido é de 6L/min.
D) O CPAP por pronga nasal ou a VNI não devem ser utilizados em bronquiolite viral no lactente jovem pelo risco de pneumotórax.
Resposta
Letra A: Agitação e irritabilidade podem ser sinais de hipoxemia, enquanto letargia, na presença de oxigenação normal, pode indicar retenção de dióxido de carbono.
Comentário
Hipóxia pode causar agitação; é essencial a monitorização da oximetria de pulso nos pacientes com dificuldade respiratória. Já a retenção de CO2, principalmente nos casos de insuficiência respiratória tipo 2, pode cursar com letargia, coma e até apneia.
No modo A/C, o paciente pode até iniciar a ventilação, mas os demais parâmetros são controlados pelo ventilador, para desmame os melhores modos são Pressão de suporte (PS) ou SIMV + PS (em pediatria).
CNAF mostra benefícios quando comparado ao CNE comum, sobretudo nos casos de bronquiolite. Ele reduz a trabalho respiratório, o espaço morto nasofaríngeo e é bem tolerado, o fluxo pode atingir valores maiores. O CPAP nasal e a VNI são ótimas opções no tratamento da bronquiolite, principalmente se iniciados de forma precoce.
Continue testando seus conhecimentos com os nossos quizzes. Saiba mais aqui.
Acesse nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Saiba mais sobre o curso de imersão teórico-prático da Society of Critical Care Medicine (SCCM) licenciado à Somiti. Que é voltado para o tratamento do paciente pediátrico grave nas primeiras 24 horas.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.