Tempo de leitura: 2 minutos
Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar sobre sepse.
Para explicar sobre o assunto, convidamos a Dra. Camila Isoni.
Ela é instrutora dos cursos FCCS e PVMA, ambos da Somiti, e coordenadora do CTI do Hospital da Unimed Betim.
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Vamos lá?
Questão
Segundo as novas definições de sepse de 2016 da Society of Critical Care Medicine e da European Society of Intenstive Care Medicine, assinale a alternativa correta:
A) Sepse grave ainda permanece definida como a sepse com disfunção cardíaca associada.
B) Esta nova definição aumentou a sensibilidade na detecção de casos de evolução desfavorável, principalmente em países subdesenvolvidos.
C) Sepse caracteriza-se como disfunção orgânica (aumento de dois pontos no escore Sequential Organ Failure Assessment) ameaçadora à vida secundária a uma resposta desregulada do hospedeiro à infecção.
D) Nenhuma das alterativas acima.
Resposta
Letra C: Sepse caracteriza-se como disfunção orgânica (aumento de dois pontos no escore Sequential Organ Failure Assessment) ameaçadora à vida secundária a uma resposta desregulada do hospedeiro à infecção.
Comentário
Segundo a nova definição, o conceito de sepse grave deixa de existir havendo apenas o conceito de sepse e choque séptico. Sepse como disfunção orgânica ameaçadora à vida secundária a uma resposta desregulada do hospedeiro à infecção. Considerando disfunção orgânica como aumento de 2 pontos no escore de SOFA como consequência da infecção.
Esta modificação tem grande importância para enfatizar a associação da palavra sepse a uma condição grave, em termos da promoção de melhor entendimento da sepse pelos profissionais e publico leigo.
Entretanto, estes novos conceitos limitam os critérios para disfunção orgânica e tendem a selecionar uma população com doença mais grave. Com isso, ocorre uma redução na sensibilidade para detectar casos com evolução desfavorável, principalmente em países com recursos limitados.
Por fim, houve uma modificação no conceito de choque séptico conceituado como presença de hipotensão, com necessidade de vasopressores para manter a pressão arterial média maior ou igual a 65 mmHg associada a lactato maior igual a 2 mmol/L, após adequada ressuscitação volêmica.
Continue testando seus conhecimentos com os nossos quizzes. Saiba mais aqui.
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.