Tempo de leitura: 1 minuto
Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar sobre pediatria vinculada ao curso PFCCS, ministrado pela Somiti.
Para explicar sobre o assunto, convidamos o Dr. Luiz Eduardo Parreira Tálamo. Ele é médico pediátrico intensivista, médico horizontal do Hospital Infantil São Camilo, coordenador dos cursos TINP e PVMC e instrutor do PFCCS.
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Vamos lá?
Questão
Sobre os distúrbios hidroeletrolíticos em pediatria, qual afirmativa abaixo é falsa?
A) Uma causa frequente de hiponatremia é a hipervolemia e, nesses casos e na maior parte das vezes, o melhor tratamento é a restrição hídrica, e não a correção com sódio a 3%.
B) A diabetes insipidus é uma possível causa de hipernatremia e, nesses casos, a urina costuma ser diluída.
C) A onda T achatada é um achado presente no ECG de pacientes com hipercalemia.
D) O cálcio iônico é mais confiável que o cálcio total nos pacientes com hipoalbuminemia.
E) Nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta
Letra C: A onda T achatada é um achado presente no ECG de pacientes com hipercalemia.
Comentário
A onda T achatada é um achado da hipocalemia (não hipercalemia). Na hipercalemia são observados: aumento da onda T (onda T apiculada ou em tenda), alargamento do intervalo PR, onda P com amplitude reduzida e alargamento do QRS.
Sobre a hiponatremia dilucional, exceto se NA < 120 e/ou sintomas neurológico, o tratamento é restrição hídrica e/ou diurético e/ou diálise.
Continue testando seus conhecimentos com os nossos quizzes. Saiba mais aqui.
Acesse nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Saiba mais sobre o curso de imersão teórico-prático da Society of Critical Care Medicine (SCCM) licenciado à Somiti. Que é voltado para o tratamento do paciente pediátrico grave nas primeiras 24 horas.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.