Tempo de leitura: 2 minutos
Pronto para testar seus conhecimentos?
No dia 13 de setembro, comemora-se o Dia Mundial da Sepse. Devido a importância do tema, o nosso quiz semanal volta a ser sobre a Sepse.
Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Você também pode se atualizar sobre o tema fazendo o curso SAVI (Suporte Avançado de Vida em Infectologia).
Vamos lá?
Questão
Paciente do sexo masculino, de 50 anos portador de insuficiência renal em estágio terminal é atendido na emergência com febre (38,8oC) iniciada há 2 dias. Encontra-se prostrado, hipotenso (80/60mmHg) taquicárdico (125 bpm) e taquipnéico(32ipm).
Foi submetido à hemodiálise há 2 dias. Fístula não funcionante. Submetido a punção de veia jugular direita para implante de CDL há 2 semanas. O cateter encontra-se pérvio com discreto eritema no local da punção.
O tratamento definitivo do quadro é determinado por:
a) Realização de hemodiálise
b) Remoção do cateter
c) Administração de fluidos
d) Administração de vancomicina
Resolução:
Paciente atendido com quadro sugestivo de choque séptico, portador de cateter em veia jugular direita. O protocolo de sepse deve ser iniciado, com avaliação laboratorial incluindo culturas. Logicamente a abordagem inicial inclui administração de antimicrobianos e de fluidos. Porém, o controle do foco, no caso a retirada do cateter, é a única forma de garantir o tratamento definitivo do quadro. Cateteres externos temporários apresentam elevado risco de bacteremia. Staphylococcus coagulase-negativo e Staphylococcus aureus são as bactérias mais frequentemente relacionadas, mas Enterococos spp e bactérias Gram-negativas também devem ser considerados.
Resposta
Letra b – Remoção do cateter
Referência
NAOMI P. et al. Guidelines for the prevention of intravascular catheter-related infections 2011. Healthcare Infection Control Practices Advisory Committee Disponível em: <http://www.cdc.gov/hicpac/pdf/guidelines/bsi-guidelines-2011.pdf>.
WISPLINGHOFF, H. et al. Nosocomial bloodstream infections in US hospitals: analysis of 24,179 cases from a prospective nationwide surveillance study. Clin. Infect. Dis., v.39, p.309-317, 2004.
No dia 13 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial da Sepse, a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) e a Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional Minas Gerais (Abramede MG) promovem, a partir das 18h, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG), evento para debater sobre a sepse, a doença de maior prevalência em óbitos nas UTIs brasileiras.
Acesse https://goo.gl/tW5iNH e saiba mais!
Mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência! Acesse nosso site e curta a página da Somiti no Facebook.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.