Tempo de leitura: 3 minutos
Vamos falar de prescrição de antimicrobianos ? Esse é o tema do nosso quiz desenvolvido pela Drª. Maria Aparecida Braga.
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1982, especializou-se em
Clínica Médica, Cardiologia, Medicina Intensiva, Medicina de Emergência, Nutrologia e Gestão em saúde. É Doutora em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, Master in Business Administration em Gestão de Saúde e Master in Business Administration em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas.
O Quiz é uma ótima oportunidade para não só testar os seus conhecimentos, como agregar maior valor aos seus aprendizados e experiência profissional, colaborando para um melhor acolhimento de seus paciente e eficiência no serviço que você realiza do atendimento na emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Vamos lá?
Questão
São fatores que influenciam a prescrição de antimicrobianos.
Marque a opção correta:
a) O conhecimento e as percepções do prescritor.
b) A interação do prescritor com o paciente.
c) As expectativas do paciente.
d) As características sócio-econômicas e do sistema de saúde do país.
e) Todas estão corretas
Comentário
A emergência de microrganismos resistentes a diversos antimicrobianos é um problema de saúde pública. O círculo vicioso determinado pela relação infecção relacionada a assistência a saúde, resistência antimicrobiana e longa permanência deve ser impedido ou abortado rapidamente e isso somente será possível a partir do conhecimento desse grave problema.
Mantido o atual nível de controle de resistência antimicrobiana, 300 milhões de pessoas morrerão prematuramente ao longo dos próximos 35 anos e o Produto Interno Bruto (PIB) mundial ficará 2 a 3,5% inferior ao que seria esperado para 2050.
Uma vigilância eficaz é fundamental para os esforços de controle nacionais e internacionais da resistência antimicrobiana. O rastreamento do uso de antibióticos e o surgimento e disseminação de cepas de bactérias resistentes são informações e ferramentas necessárias para orientar a política e avaliar as ações realizadas para promover o uso adequado de antimicrobianos em todos os níveis. Estas informações ajudam a entender as consequências no atraso das ações de controle.
O mau uso de antimicrobianos é o principal responsável para seleção de resistência. Esse mau uso passa pelo prescritor, por sua interação com o paciente, pelas expectativas do paciente e características sócio-econômicas e dos sistemas de saúde do país. Precisamos unir esforços para um ciclo virtuoso dessa relação através do uso racional dos antimicrobianos.
Resposta certa
Letra e – Todas estão corretas
Referência:
GRAVES, N. et al. Economics and preventing healthcare-acquired infection. New York: Springer Science+Business Media, 2009.
GRAVES, N. et al. Effect of Healthcare-Acquired Infection on Length of Hospital Stay and Cost. Infect Control Hosp Epidemiol, v. 28, n. 3, p. 280-292, 2007.
O’NEILL, J. Antimicrobial resistence: tackling a crisis for the health and wealth of nations: the review on antimicrobial resistence. Dezembro 2014. 20 p. Disponível em: <http://amr-review.org/sites/default/files/AMR%20Review%20 Paper%20-%20Tackling%20a%20crisis%20for%20the%20health%20and%20 wealth%20of%20nations_1.pdf>. Acesso em: 01/07/2015.
WHO – http://www.who.int/
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.