Tempo de leitura: 4 minutos
A Comissão Científica do XV Congresso Mineiro de Terapia Intensiva se empenhou para compor uma programação científica variada, com temas relevantes e atuais, também em pediatria.
Numa mesa sobre Emergências, Dra. Maria do Carmo Barros de Melo, presidente da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), nos informará como está a ‘Emergência Pediátrica no Brasil’; Dr. José Roberto Araújo Ramos, do Rio de Janeiro, abordará as causas de reinternação e morte do recém-nascido prematuro extremo, após a alta da UTI neonatal. Dr. Luis Fernando, diretor do Hospital Infantil João Paulo II, abordará os desafios na monitorização do traumatismo cranioencefálico e na abordagem da Hipertensão Intracraniana.
Em outra mesa serão apresentadas as novas definições de sepse, a abordagem da primeira hora do choque e do choque refratário, além da monitorização hemodinâmica. O suporte ventilatório com VNI, HFNC, HFV e recrutamento alveolar será o tema de uma sessão ‘Como eu Faço Baseado em Evidências’, onde grandes experts como os Drs. Orlando Pereira da Silva, Alexandre Rotta , Roberto Fioretto e Marcus Jannuzzi compartilharão conosco suas experiências e notório saber.
A Terapia Intensiva Neonatal também foi contemplada, com temas importantíssimos da Nutrição do RNPT extremo e Enterocolite Necrosante, que serão abordados pelo Dr. Orlando Pereira da Silva, do Canadá.
Para o dia 27 foram preparando vários casos clínicos, com temas de extrema importância para uma ‘Sessão de Casos Clínicos Interativa, onde a platéia opinará sobre a sua condução, votando. Ao final de cada caso, serão reforçados pelos especialistas os pontos mais importantes. Serão abordados: O manejo Atual da Asma Crítica ( Dr. Alexandre Rotta) e Estratégias não Ventilatórias para Hipoxemia Refratária na SDRA (Dr. Fioretto).
Ainda na Terapia Intensiva Neonatal, Dra. Maria Fernanda Branco Almeida, coordenadora do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, abordará ‘Os Cuidados na Reanimação e no Transporte do RNPT Extremo’ e Dra. Roseli Calil, Assessora Técnica na Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno pela UNICAMP junto à Secretaria de Atenção à Saúde e Ministério da Saúde (D.F.), discutirá sobre os exames essenciais para o diagnóstico da sepse no recém-nascido, a difícil indicação dos antibióticos no neonato, e sobre a ainda mais difícil e importante missão – a de suspender os antibióticos.
Amarílis Batista – vice-presidente Somiti, pediatra.
Palestrantes internacionais
Pediatria
-
Alexandre Rotta
Alexandre Rotta é brasileiro, radicado nos Estados Unidos há 25 anos. Formado em medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez residência médica em pediatria no Children’s Hospital of Michigan, e fellowship em Terapia Intensiva Pediátrica no Children’s Hospital of Buffalo. Ele é membro da Society of Critical Care Medicine e Fellow do American College of Critical Care Medicine (FCCM). Atualmente é o chefe das Divisões de Terapia Intensiva Pediátrica e de Medicina de Emergência Pediátrica no Rainbow Babies & Children’s Hospital. Professor titular de pediatria na Case Western Reserve University School of Medicine, em Cleveland Ohio, onde também é o Endowed Linsalata Chair in Pediatric Critical Care and Emergency Medicine. Publicou mais de 70 artigos, 150 trabalhos e 30 capítulos de livro, e é Editor Associado do livro texto de Terapia Intensiva Pediátrica Fuhrman and Zimmerman.”
2. Orlando da Silva
Orlando da Silva recebeu seu diploma de medicina da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG), Brasil, em dezembro de 1981. Ele completou sua residência de pediatria geral na Universidade de Queen’s em Kingston, Ontário, e sua especialização em Neonatologia pelo Hospital for Sick Children em Toronto, Ontário. Ele também recebeu o grau de Mestre em Epidemiologia Clínica pela Universidade de Toronto, em Novembro de 1996.
Atualmente é professor catedrático titular do departamento de Pediatria (Divisão de medicina neonatal), Epidemiologia e Bioestatística da Western University, London, Ontario, Canada. Como pesquisador na área de Neonatologia e epidemiologia perinatal, ele é cientista membro do Instituto de Saúde e Pesquisa Infantil no Canada.
Possui mais de 150 artigos e apresentações cientificas em revistas e congressos nacionais e internacionais. Ele é membro de vários comitês locais, regionais e nacionais na área de neonatologia e perinatologia.
Como epidemiologista e intensivista neonatal seus interesses de pesquisa provem de vários problemas clínicos comuns nas unidades de tratamento intensivo neonatal.
Saiba mais sobre o congresso em: http://www.congressosomiti.com.br/
Recomendações de leitura
No arquivo abaixo, recomendações de artigos científicos dos palestrantes.
Mantenha-se atualizado, acesse nosso site e curta a página da Somiti no Facebook.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.