Tempo de leitura: 2 minutos
Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar de
insuficiência cardíaca aguda.
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Vamos lá?

Pra falar de insuficiência cardíaca aguda, convidamos Dra Maria Aparecida Braga.
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1982, especializou-se em Clínica Médica, Cardiologia, Medicina Intensiva, Medicina de Emergência, Nutrologia e Gestão em saúde. É Doutora em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, Master in Business Administration em Gestão de Saúde e Master in Business Administration em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas.
Questão
Quais são as características do perfil clínico/hemodinâmico B na insuficiência cardíaca aguda?
A. Paciente com débito cardíaco baixo e sinais de congestão.
B. Paciente com débito cardíaco baixo e sinais de hipovolemia.
C. Paciente com débito cardíaco normal e sem sinais de congestão.
D. Paciente com débito cardíaco normal e com sinais de congestão.
Comentário
A insuficiência cardíaca aguda é classicamente definida por sinais e sintomas relacionados a pressões de enchimento ventricular elevadas.
Na insuficiência cardíaca aguda 4 perfis hemodinâmicos, estratificados por grau de congestão (“seco” ou “úmido”) e adequação da perfusão (“quente” ou “frio”) predizem o prognóstico e guiam o tratamento.
O perfil B é o mais frequentemente encontrado nos setores de emergência e caracteriza-se por débito cardíaco normal (“quente”) e congestão pulmonar (“úmido”). Estes pacientes se beneficiarão de vasodilatadores e diuréticos.
Resposta certa
Letra D – Paciente com débito cardíaco normal e com sinais de congestão.
Referência:
Thomas SS, Nohria A. Hemodynamic classifications of acute heart failure and their clinical application: an update. Circ J. 2012;76(2):278-86.
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.