Tempo de leitura: 4 minutos
O exame de ecocardiografia, ou ecocardiograma, é um dos exames mais importantes quando falamos em prevenção e cuidados relacionados ao coração.
A realização deste procedimento é essencial para definir o tratamento de pessoas portadoras de cardiopatias congênitas e outros problemas cardíacos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, estima-se que, até o fim de 2020, 400 mil pessoas irão morrer por doenças cardiovasculares.
Ocorre que muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com cuidados preventivos e tratamento adequado. Por isso, a importância da realização de exames de ecocardiograma.
Quer conhecer o exame? Continue leitura.
Nós vamos explicar como ele é feito e quem precisa fazê-lo.
Ecocardiografia: o que é, como é feito, quem precisa fazer e porque
A ecocardiografia é um exame altamente eficiente para a detecção de doenças já desenvolvidas, ou que ainda irão se desenvolver, e para o acompanhamento da saúde cardiovascular do paciente.
Este teste usa a tecnologia do ultrassom, que emite ondas sonoras não audíveis para captar o retorno dos ecos e formar as imagens.
O exame permite analisar as características anatômicas e fisiológicas do coração, como a função ventricular sistólica e diastólica, espessura e massa ventriculares, a fração de ejeção, a estrutura das valvas cardíacas, alterações no pericárdio, além de conseguir estimar a pressão da artéria pulmonar – tudo isso em tempo real.
Exames como a ecocardiografia transesofágica também permitem visualizar mais detalhadamente as estruturas valvares ou a presença de trombos intracavitários, principalmente nos átrios.
Além disso, é um procedimento bastante seguro, sem contraindicações, já que não utiliza radiação ou outros métodos nocivos à saúde, podendo ser realizado em idosos, gestantes, adultos e crianças. Pode ser realizado à beira do leito, em salas de emergência ou unidades de terapia intensiva
No caso de gestantes, o exame pode ser realizado entre a 26ª e a 28ª semana de gestação para avaliação da morfologia cardiaca fetal e detecção precoce de cardiopatias congênitas.
Como é feito o procedimento
A ecografia é um exame de imagem, simples, não invasivo, indolor e, na maioria das vezes, não exige nenhum preparo prévio.
Para a realização do procedimento, o paciente deve tirar a blusa e, a fim de deixá-lo mais confortável, é dado um avental cirúrgico a ele. Para o exame, é necessário que se retirem joias e outros acessórios que estiverem acima da cintura.
Tudo pronto, o paciente se deita de lado na maca e será aplicado um gel condutor que facilita a aquisição das imagens. Ele é a base de água, portanto, não causará nenhuma alergia.
O médico passará o transdutor – um aparelho que emite as ondas – na pele do paciente na região a ser analisada.
O exame é bastante rápido, durando, em média, 20 minutos.
Depois disso, o paciente está pronto para retomar as suas atividades diárias.
Quem precisa fazer o exame
Em 2020, os cartórios registraram 31% de aumento nas mortes por doenças cardiovasculares, óbitos que poderiam ter sido evitados com exames preventivos e terapia médica.
O ecocardiograma é indicado para pessoas que apresentam sintomas que podem sugerir doenças cardiovasculares, como palpitação, dificuldade para respirar, dor torácica, dentre outros.
Quem também pode se beneficiar do exame são pessoas que vivem sob estresse, já que estresse é um fator de risco para doenças cardíacas.
Este exame é essencial para analisar a condição física e definir qual será a abordagem médica a ser utilizada no tratamento.
Também é indicado para monitorar a saúde cardíaca de pacientes que já possuem alguma patologia cardiovascular.
Além disso, ele pode ser utilizado para avaliar malformações cardíacas no feto, sempre que for registrada diminuição dos batimentos cardíacos, ou quando a mãe apresentar complicações como diabetes ou hipertensão.
Porque fazer ecocardiografia
O ecocardiograma é um exame simples, de baixo custo, rápido, sem contraindicações e que fornece, em tempo real, informações cruciais sobre a saúde cardíaca da pessoa.
Essa medida pode diagnosticar precocemente cardiopatias, tornando possível salvar a vida do paciente.
Gostou desse conteúdo? Para ter acesso a mais assuntos como esse, continue no nosso blog e acompanhe nossos sites: Somiti e Centro de Treinamentos Somiti.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.