Tempo de leitura: 4 minutos
Os cursos de preparação contribuem para a capacitação e atualização profissional. Por isso, na área da saúde, tornam-se fundamentais para oferecer ao paciente um atendimento com segurança, qualidade e sem eventos adversos.
Profissionais que seguem a carreira de intensivistas devem manter-se atualizados quanto às inovações, novas diretrizes, técnicas e procedimentos. Confira, a seguir, a importância dos cursos de preparação para a carreira do profissional e saúde dos pacientes.
A terapia intensiva
Por sua complexidade, a terapia intensiva é uma área de atividade multidisciplinar, exigindo a integração de profissionais com formação especializada. Para que o profissional possa atuar nessa área, é fundamental o investimento em educação continuada por meio de cursos de preparação, especializações e atualizações, visto que a terapia intensiva é uma área em constante evolução.
A importância dos cursos de preparação na carreira dos intensivistas e saúde dos pacientes
Por meio de cursos de preparação, os profissionais da área de terapia intensiva utilizam de manejo especializado e estratégias atualizadas para garantir adequada assistência ao paciente crítico.
Além disso, um profissional atualizado apresenta melhor desempenho para trabalhar em equipe, acompanhando a dinâmica do ambiente da UTI, da equipe multidisciplinar e da complexidade dos casos. Veja as principais vantagens que os cursos de preparação oferecem à carreira do intensivista e à saúde do paciente.
Manter-se atualizado
A terapia intensiva, assim como outras áreas, está em constante evolução. Por meio de pesquisas, busca de tratamentos, técnicas e métodos de diagnóstico que melhorem o atendimento ao paciente crítico e seu restabelecimento.
O profissional que investe em cursos de preparação para a área está sempre acompanhando novas diretrizes, protocolos, técnicas, condutas e opções de assistência que contribuem com a saúde do paciente ao melhorar suas chances.
Oferecer tratamento humanizado aos pacientes
Ao manter-se atualizado, o intensivista oferece assistência adequada e de qualidade. No entanto, a rotina pode tornar o exercício da profissão mecanizado. Essa pode ser uma grande barreira na vida dos melhores intensivistas.
Contudo, com cursos de preparação e capacitação, é possível identificar tais condutas e desenvolver alternativas que contribuam para o atendimento humanizado, fundamental em qualquer área da saúde.
Tornar-se uma autoridade no assunto
Ao buscar capacitações e atualizações, o profissional desenvolve novas habilidades, conhecimentos e práticas para liderar uma equipe, garantindo a assistência médica adequada para o paciente em estado crítico. Desse modo, o profissional atualizado passa a ser respeitado em relação à área, visto que acaba tornando-se uma autoridade no assunto.
Melhorar sua valorização profissional
Com toda experiência e conhecimento obtidos por meio de cursos de preparação e capacitação, o profissional torna-se cada vez mais atualizado. Assim, passa a ser reconhecido por sua competência e dedicação.
Esse reconhecimento amplia suas chances no mercado de trabalho. Afinal, intensivistas com especializações e atualizações são valorizados, com maior retorno financeiro quando comparados aos profissionais que não investem em capacitação.
Principais cursos de preparação para a carreira de intensivistas
Os cursos de preparação para carreira de intensivistas são desenvolvidos para aumentar as chances do paciente diante de quadros críticos. Por isso, são focados em situações recorrentes de pronto-socorro, UTIs e demais atendimentos iniciais diante de emergências. Listamos abaixo os principais cursos de preparação que um profissional da área intensivista deve fazer para melhorar seu desempenho:
- BLS – Suporte Básico de Vida;
- ACLS – Suporte Avançado de Vida Cardiovascular;
- ATLS – Suporte Avançado de Vida em Trauma;
- PALS – Suporte Avançado de Vida Pediátrica;
- Segurança do Paciente para Profissionais de Saúde;
- Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica;
- TEFE – Terapia Farmacológica na Emergência;
- Fundamentos do Suporte Intensivo Obstétrico.
A terapia intensiva exige que os profissionais da área estejam em constante treinamento, buscando novos conhecimentos e práticas que proporcionem qualidade na assistência ao paciente. Por isso, os cursos de preparação devem ser realizados por todos da equipe, garantindo não só o melhor atendimento, mas também segurança e integridade do indivíduo.
Quer saber mais sobre a carreira intensivista? Confira mais informações sobre o curso de ACLS no site da SOMITI!