Tempo de leitura: 2 minutos
No dia 31 de agosto comemora-se o Dia do Nutricionista. Você sabe a importância do cuidado nutricionais na terapia intensiva?
Na unidade de terapia intensiva encontramos um grupo heterogêneo de pacientes que apresentam problemas múltiplos e simultâneos, podendo apresentar evolução simples a complexa e de difícil manejo. Além disso, podemos citar o estado nutricional que varia de eutrofia a desnutrição grave.
Neste contexto, o suporte nutricional, seja por via oral ou via alternativa de nutrição, tem papel importante no plano terapêutico dos pacientes admitidos na unidade de terapia intensiva.
Os cuidados com a nutrição buscam resultados positivos aos pacientes, como melhor resposta imunológica, minimizar a perda de peso, reduzir complicações, assim como reduzir o tempo de internação.
Nesta população, a atenção ao suporte nutricional é vital, principalmente pela gravidade clinica da maioria dos pacientes, sendo necessário saber aplica-lo, de modo a garantir os benefícios e eficiência da terapêutica proposta.
Para o tratamento nutricional existem métodos diferentes e adequados para as necessidades clinicas e nutricionais de cada paciente, dentre eles podemos citar nutrição oral, nutrição enteral e nutrição parenteral.
A nutrição oral é fornecida aos pacientes capazes de se alimentarem pela boca, atingindo as necessidades nutricionais estabelecidas.
Neste cenário, pode haver a introdução de suplementos alimentares para os pacientes que apresentam redução da ingestão alimentar ou com demanda metabólica aumentada.
Para pacientes em situações mais complexas e críticas, como paciente em ventilação mecânica e desnutridos graves, a nutrição enteral, instituída no momento correto e monitorada, é a via de nutrição preferida.
Lembrando da nutrição parenteral, que é de extrema valia, como nutrição suplementar ou em casos de contra-indicação da via oral ou enteral.
Sendo assim, a presença da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional é primordial, destacando o profissional Nutricionista para que o estado nutricional do paciente seja acompanhado e monitorado.
Jeniffer Danielle Machado Dutra
Nutricionista
Mestre pelo Programa Saúde do Adulto – UFMG
Pós graduação em Terapia Nutricional e Nutrição Clinica – GANEP
Pós graduação em Nutrição Clínica Funcional – VP Centro de Nutrição Funcional
Nutricionista Voluntária na Associação Pró-Cura da ELA
Membro da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
Revisor
Lucas Lima Carvalho
Intensivista pela AMIB
Nutrólogo – Coordenador da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutriconal – EMTN do Hospital Vila da Serra, Nova Lima,MG
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.