Tempo de leitura: 2 minutos
Chegamos ao 30º Quiz Somiti e voltamos a abordar o desafio monitor e conduta. Vamos lá?
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Questão
Monitor e conduta: Paciente sem pulso e sem acesso. O que fazer?
a – Aplicar imediatamento o Marcapasso Transcutâneo (MPTC).
b – Atropina 0,5 mg intraósseo.
c – Epinefrina 1 mg intraósseo.
d – Iniciar compressões torácicas.
Comentário
Este ritmo não é um BAVT. Para ser um BAVT precisaria ter pulso. Neste caso portanto temos uma atividade elétrica sem pulso – AESP!
AESP não é tratada com marcapasso, é tratada com compressões e ventilações de alta qualidade. Após iniciadas compressões a epinefrina poderia ser feita por acesso venoso periférico assim que estabelecido ou por via intraóssea.
Consulte as diretrizes.
Resposta certa
Letra D- Iniciar compressões torácicas.
Referência:
Dr. DANIEL DE CASTRO AZEVEDO
Instrutor ACLS com número de registro 12120138517 da AHA
Formado em 2005 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), clínico com residência MEC no hospital Semper e geriatra com residência MEC no HC-UFMG. DR Daniel coordenou o pronto atendimento do hospital Semper e a Residência de Clínica do mesmo serviço entre 2010 e 2012.
Instrutor e diretor do curso ACLS desde 2007, participou de mais de 220 cursos, tendo contribuído com a formação de mais de 5 mil alunos nesse período. DR. Daniel é um dos primeiros instrutores do ACLS EP (para o profissional experiente) do Brasil e, atualmente, é o diretor de ensino do curso ACLS da Somiti.
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.