Tempo de leitura: 3 minutos
Pronto para testar seus conhecimentos multiprofissionais em terapia intensiva? Então vamos ao quiz#28!
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Vamos lá?
Questão
O fonoaudiólogo especialista em disfagia é capaz de identificar, através da avaliação clínica, fatores preditores de disfagia e, em conjunto com a equipe multidisciplinar, identificar episódios de broncoaspiração de saliva. Quando necessário pode-se beneficiar do Blue Dye Test como uma ferramenta de auxílio e complemento da avaliação fonoaudiológica.
Dentre as afirmativas abaixo qual delas não condiz com a aplicação do Blue Dye test.
a) Somente os pacientes traqueostomizados se beneficiam desta avaliação.
b) Não há consenso nacional ou internacional que estabeleça um padrão de utilização do Blue Dye Test.
c) O corante azul é facilmente adquirido, apresenta baixo custo e não apresenta contra indicações quanto a sua utilização.
d) O azul de metileno é totalmente proibido devido ao risco elevado de provocar choque anafilático em pacientes renais.
e) Cada caso deve ser analisado de forma individualizada para estabelecer-se a real necessidade do teste com o uso do corante azul.
Comentário
Conforme parecer apresentado pelo departamento de Fonoaudiologia da Somiti, atualmente não há um consenso que estabeleça um padrão sobre a utilização de corantes azuis para o Blue Dye Test em pacientes com traqueostomia, tanto no âmbito nacional quanto internacional.
Portanto, o ideal é que cada caso seja analisado de forma individualizada e que se verifique a real necessidade do teste com o uso do corante azul.
Se o fonoaudiólogo optar pelo uso do corante azul no teste de deglutição é imprescindível que tenha conhecimento aprofundado sobre o tema e esteja atento aos pacientes com contra indicações à realização do teste, que são aqueles com aumento da permeabilidade gastrointestinal, o que inclui pacientes com sepse, queimaduras, trauma, choque, intervenções cirúrgicas, insuficiência renal, doença celíaca ou doença inflamatória intestinal.
É importante a realização de novos estudos sobre a toxicidade do corante para a definição de riscos e benefícios para a avaliação fonoaudiológica.
O uso do azul de metileno é totalmente proibido devido ao risco elevado de provocar choque anafilático em pacientes renais.
Resposta certa
Letra C – O corante azul é facilmente adquirido, apresenta baixo custo e não apresenta contra indicações quanto a sua utilização.
Referência:
- Béchet S, Hill F, Gilheaney O, Walshe M. Diagnostic Accuracy of the Modified Evan’s Blue Dye Test in detecting aspiration in patients with tracheostomy: a systematic review of the evidence. Dysphagia 31: 721-729, 2016.
- Maloney JP et al. Food dye use in enteral feedings: a review and a call for moratorium. Nutr Clin Pratc 17:169-181, 2002.
- O’Neil-Pirozzi TM et al. Simultaneous modified barium swallow and blue dye tests: a determination of the accuracy of blue dye test aspiration findings. Dysphagia 18: 32-8, 2003.
- Swigert NB. Blue dye in the evaluation of dysphagia: is it safe? The Asha Leader Online. Março, 2003.
Isabela Vono
Responsável pelo departamento de Fonoaudiologia da Somiti
Fonoaudiologa Pos graduada em Fonoaudilogia Hospitalar e Reabilitação do Idoso.
E-mail: isavono@yahoo.com.br
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.