Tempo de leitura: 2 minutos
Hoje é o dia da resposta completa do Quiz aqui no Blog!
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Hoje a questão é sobre Sepse. Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Você também pode se atualizar sobre o tema fazendo o curso SAVI (Suporte Avançado de Vida em Infectologia).
Vamos lá?
Questão
De acordo com as propostas do terceiro consenso internacional para definição de sepse e choque séptico foi definido um novo critério para avaliação do paciente com suspeita de sepse: o qSOFA (Avaliação rápida da falência orgânica sequencial). Fazem parte deste critério, EXCETO:
a) Frequência respiratória maior ou igual a 22 incursões por minuto
b) Escala de coma de Glasgow menor que 15 pontos
c) Pressão arterial sistólica menor ou igual a 100 mmHg
d) Frequência cardíaca maior ou igual a 100 batimentos por minuto
e) Todas alternativas estão corretas
Resolução:
O qSOFA score (também conhecido como quickSOFA) é uma ferramenta para se usar à beira do leito para ajudar a identificar pacientes com suspeita de infecção que estão sob maior risco. Os critérios usados são: PA sistólica menor que 100 mmHg, frequência respiratória maior que 22ipm e alteração do estado mental (ECG < 15).
O resultado varia de 0 a 3 ( um ponto por variável) e uma pontuação igual ou maior que 2 indica maior risco de mortalidade ou permanência prolongada na UTI.
Resposta
Letra d – Frequência cardíaca maior ou igual a 100 batimentos por minuto e letra e – Todas alternativas estão corretas.
Referência
FONTE: Sepsis-3
No dia 13 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial da Sepse, a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) e a Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional Minas Gerais (Abramede MG) promovem, a partir das 18h, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG), evento para debater sobre a sepse, a doença de maior prevalência em óbitos nas UTIs brasileiras.
Acesse https://goo.gl/tW5iNH e saiba mais!
Mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência! Acesse nosso site e curta a página da Somiti no Facebook.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.