Tempo de leitura: 4 minutos
Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar sobre o
combate ao suicídio e aos mitos relacionados ao autoextermínio .
Pra falar sobre o suicídio, convidamos Luciana Santos.
Luciana Santos possui Graduação em Psicologia e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas. Mestre em Psicologia pela PUC Minas. Psicóloga clínica da FHEMIG (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais). Psicóloga Clínica, atuante em consultório. Professora de psicopatologia e preceptora da residência multiprofissional da FHEMIG. Membro da Associação Brasileira de Prevenção e Estudos sobre Suicídio. Professora do Curso de Emergências Psiquiátricas da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI) .
O quiz foi realizado sob a supervisão da Dra Maria Aparecida Braga, Coordenadora de Cursos Somiti.
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Vamos lá?
Questão
O suicídio é um grave problema de saúde pública. Combater os mitos relacionados ao autoextermínio é uma das formas de desmistificar os preconceitos relacionados ao tema. Todas as alternativas abaixo dizem respeito a crenças errôneas, exceto:
a) Quem tenta suicídio, não tem intenção de morrer. Quem tenta suicídio não quer morrer, só chamar a atenção!
b) A maioria dos suicídios ocorrem com advertência previa.
c) Quem tenta suicídio está decidido sobre o desejo de morrer!
d) Falar sobre suicídio é uma má ideia e pode estimular o comportamento suicida.
e) Pessoas que cometem autoextermínio são na sua maioria jovens com transtornos psiquiátricos.
Comentário
Segundo a Organização Mundial de Saúde, pacientes que tentaram suicídio previamente têm de cinco a seis vezes mais chances de tentar o
autoextermínio novamente. Estima-se que 50% daqueles que se suicidaram já haviam tentado previamente.
As taxas relatadas de suicídios provavelmente são subestimadas. Vários fatores interfem nesses resultados.
Em todo o mundo, em 2015, a taxa de autoextermínio por idade foi de 12 por 100.000 indivíduos. Houve mais de 800.000 mortes por autoagressão e entre quase 250 causas de morte, o suicídio foi a 14ª causa principal de mortalidade global. Os métodos mais comuns utilizados incluem ingestão de pesticidas, enforcamento e armas de fogo.
As tentativas de suicídio são muito mais comuns do que as mortes por suicídio. A cada ano nos Estados Unidos, há mais de 30 tentativas de suicídio para cada morte por suicídio. Entre os indivíduos com tentativas de suicídio não-fatal, aproximadamente 40% não procuram atendimento médico.
A mortalidade por autoextermínio é maior em homens que em mulheres. No entanto, essas taxas variam de acordo com a renda nacional. Nos países de alta renda, a proporção de suicídios entre homens e mulheres é de 3,5, enquanto nos países de renda média e baixa a proporção é de 1,6. Os países de alta renda têm maior probabilidade de fornecer dados de boa qualidade.
Os padrões de suicídio relacionados à idade variam entre as regiões do mundo. Na maioria das regiões, as taxas de suicídio para homens e mulheres são maiores em pessoas com 70 anos ou mais. No entanto, nos Estados Unidos, a taxa anual de tentativas de autoextermínio é de três a cinco vezes maior em adultos jovens de 18 a 25 anos, em comparação com grupos etários mais velhos.
Resposta certa
Letra B – A maioria dos suicídios ocorrem com advertência previa.
Referência:
Curso EPSI – Emergências psiquiáticas
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.