Quiz #70- Trauma

Tempo de leitura: 2 minutos

Pronto para testar seus conhecimentos sobre Trauma? Esse é o tema do quiz#70!

O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.

Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.

Vamos lá?

Quiz #70- Trauma
Quiz #70- Trauma

Pra falar de Emergências Clínicas, convidamos Dra Maria Aparecida Braga.

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1982, especializou-se em Clínica Médica, Cardiologia, Medicina Intensiva, Medicina de Emergência, Nutrologia e Gestão em saúde. É Doutora em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, Master in Business Administration em Gestão de Saúde e Master in Business Administration em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas.

Questão

Paciente do sexo feminino, 26 anos, gestante de 29 semanas é atendida após colisão de carro em velocidade moderada. Usava cinto de segurança. Queixa-se de leve cólica abdominal e sangramento vaginal discreto. Dados vitais:  pressão arterial:105/70mmhg; frequência cardíaca: 110 bpm; frequência respiratória: 18 ipm, consciente. Apresentava leve sensibilidade abdominal à palpação.

Além da monitorização da frequência cardíaca fetal, o que o exame inicial incluiria?

a.   Hemograma, coagulograma, tipo sanguíneo e fator RH, tomografia de tórax e abdome.

b.   Hemograma, coagulograma, toque vaginal e ressonância magnética do abdome.

c.   Exame com US FAST, tipo sanguíneo e fator RH, hemograma, coagulograma.

d.   Hemograma, coagulograma, radiografia simples do abdome e checagem dos sons cardíacos fetais. Se normais a paciente poderia ter alta.

Comentário

O trauma abdominal fechado é uma causa frequente de morbidade e mortalidade materna e fetal.

Até 5% dos traumas abdominais menores na gravidez podem resultar em descolamento prematuro de placenta no 2º. E 3º. Trimestre. O exame inicial mais adequado é o US FAST para avaliação de presença de liquido livre na cavidade abdominal, avaliação do útero e do feto. Hemograma, coagulograma e tipo sanguíneo e fator RH devem ser realizados em todas as gestantes que sofreram trauma.

O RhoGAm é indicado em pacientes RH negativas. Gestantes que sofreram trauma durante o 2º. E 3º. Trimestre devem ser monitorizadas por pelo menos 4 horas para avaliação de sofrimento fetal e alterações uterina, sinais de deslocamento prematuro de placenta.

Resposta certa

C.   Exame com US FAST, tipo sanguíneo e fator RH, hemograma, coagulograma.

Referência:

TINTINALLI – Emergências Médicas, capítulo 253. Editora Revinter, 2015



Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.


Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.