Quiz #79: Ultrassonografia a Beira Leito

Tempo de leitura: 2 minutos

Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar de Ultrassonografia.

O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.

Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.

Vamos lá?

Quiz #79: Ultrassonografia

Pra falar de  Ultrassonografia , convidamos  Rafael Figueiredo dos Santos. 

Graduando de medicina no décimo segundo período da Universidade federal de Minas Gerais

Questão

Paciente de 70 anos, com diagnóstico de câncer gástrico distal submetido a tratamento cirúrgico com reconstrução do trânsito intestinal à Y-de-Roux. Admitido no CTI onde ficou internado por 7 dias, tendo alta em seguida. 5 dias após a alta, retorna confuso e com frequência respiratória aumentada (28 irpm ) com tosse produtiva, dispneia e sinais de esforço respiratório. Durante a nova admissão foi realizado uma ultrassonografia de tórax a beira leito que revelou o seguinte achado ( ver vídeo ).
Qual o nome desse achado e o que ele significa?

Comentário

A ultrassonografia a beira leito se revelou uma importante estratégia
propedêutica na avaliação do paciente crítico. Em um artigo de revisão publicado por Campbell em 2018 e um estudo multicêntrico publicado em 2015 fica evidente a capacidade da ultrassonografia em auxiliar no diagnóstico de algumas condições bem como predizer o estado volêmico do paciente, função cardíaca global, dentre tantas outras funções.
No caso específico de nosso paciente, Observamos na ultrassonografia o chamado sinal da água viva, onde nota-se a movimentação do parênquima pulmonar durante o ciclo respiratório, sendo que este está cercado de líquido.

Vale a pena ressaltar que esse paciente pontua 2 pontos na escala Quick Sofa ( taquipneia acima de 22 e alteração do nível de consciência ), o que nos faz pensar em um provável quadro séptico. Dessa forma, a história clínica junto com os achados ultrassonográficos nos direcionam para o provável foco bem como auxilia nossa terapêutica.

Resposta certa

Sinal da água viva. Derrame pleural

Referência:

Estudo multicêntrico de USG a beira leito.
Campbell 2018 – Ultrassonografia na unidade de terapia

Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursosCom a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.