Quiz #67: Cateterismo urinário

Tempo de leitura: 2 minutos

Pronto para testar os seus conhecimentos? Hoje vamos falar de Cateterismo urinário.

Pra falar de Hemorragia intraparenquimatosa, convidamos Gabriela Grant Magalhães Peixoto.

Graduada pelo Centro Universitário Izabela Hendrix (2007); pós graduada em terapia intensiva, trauma, urgência e emergência (2011); instrutora da Somiti

Quiz #67: Cateterismo urinário
Quiz #67: Cateterismo urinário

O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.

Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.

Vamos lá?

Questão

O cateterismo urinário é uma pratica realizada pela enfermagem e é utilizado em pacientes com dificuldades ou impossibilidade de urinar. De acordo com o Programa Brasileiro de Segurança do Paciente, são definidos critérios que devem ser seguidos pela equipe a fim de minimizar a incidência de ITU.

As práticas recomendadas são, exceto:

a) Manutenção adequada do cateter urinário

b) Higienização adequada das mãos antes e após a inserção do cateter urinário.

c) Técnica limpa na passagem do cateter urinário e sistema fechado

d) Revisão diária da indicação do cateter urinário.

Comentário

Para essa medida deverá ser respeitado o preparo do procedimento,  através da técnica estéril, com higienização periuretral com produtos específicos (degermante e tópico, ou com gluconato de clorexidina aquosa a 2%).

É necessário a utilização de todos os materiais estéreis e o cateter deverá ser selecionado de acordo com a indicação do procedimento.

Resposta certa

Letra c: Técnica limpa na passagem do cateter urinário e sistema fechado

Referência:

MAZZO.A.,BARVIDIA.C.B.,JORGE.B.M. SOUZA.J.V.D.et.al. Cateterismo Urinário de demora: prática clínica. Revista Eletrônica Trimestral de Enfermagem; abril de 2015, nº 38

Protocolo Clínico:  Prevenção de infecção do trato urinário associada ao uso de cateter vesical de demora (ITU-CVD). Programa Brasileiro de Segurança do Paciente. Março de 2014.

Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *