COVID-19: aspecto nutricional como fator importante no desfecho clínico dos pacientes

Tempo de leitura: 4 minutos

Em todos os pacientes internados, o estado nutricional deve ser investigado, especialmente, neste período de pandemia, sendo a primeira abordagem nutricional realizada sempre na admissão e a reavaliação executada em período determinado, além do monitoramento frequente dos pacientes. 

Pacientes afetados pela COVID-19 estão em risco de desnutrição devido redução da ingestão alimentar, catabolismo relacionado à inflamação, redução da mobilidade por internação hospitalar prolongada, também por idade avançada e comorbidades. O estado nutricional deve ser considerado para melhor prognóstico de curto e longo prazo.

A infecção respiratória grave leva à síndrome inflamatória, hipercatabolismo, aumento do gasto energético associado ao trabalho ventilatório, ocasionando elevação das necessidades nutricionais.  A ingestão alimentar torna-se significativamente reduzida por diversos motivos, dentre eles: anorexia secundária à infecção, dispneia, disosmia, disgeusia e estresse. 

covid-19

COVID-19 e aspecto nutricional

A síndrome respiratória causada pelo SARS-CoV-2, juntamente ao hipermetabolismo está, frequentemente, acompanhada de imobilização prolongada, levando à redução da função e perda rápida de massa muscular, gerando, como consequência, o desenvolvimento da sarcopenia. Essa última está relacionada ao aumento do risco de desnutrição, deficiências e redução da qualidade de vida. Ela deve ser considerada como um processo de todo corpo, uma vez que também afeta os músculos respiratórios, mastigatórios e de deglutição, explicando a alta prevalência de disfagia em pacientes com COVID-19. 

A sarcopenia pode afetar pessoas eutróficas e com sobrepeso ou obesidade, sendo este último caracterizado por tecido adiposo aumentado e redução de massa muscular ou tecido adiposo aumentado associado a redução da força muscular, sendo denominado, como obesidade sarcopênica. Por isso, pacientes acima do peso também devem ser foco de atenção no cuidado nutricional.

Como há, frequentemente, aumento da demanda nutricional associado à redução da ingestão alimentar, intervenções nutricionais devem ser pensadas e executadas em tempo hábil. Para pacientes que estão se alimentando por via oral, a adaptação na dieta (individualização) é extremamente importante, além da introdução de suplemento alimentar e mudança na consistência, conforme recomendação do profissional fonoaudiólogo. Para os pacientes que não estão atingindo as recomendações nutricionais por via oral, mesmo após o início do suplemento alimentar, ou quando há impossibilidade de alimentação oral, a nutrição enteral (NE) deve ser fortemente considerada. Em pacientes em que o trato gastrointestinal não pode ser utilizado ou não estão atingindo as necessidades nutricionais com o uso de NE, o início de nutrição parenteral deve ser avaliado e indicado. 

O aspecto nutricional é um fator determinante para saúde, subestimar a importância da nutrição em pacientes com COVID-19 é um grande erro que pode, dramaticamente, afetar o desfecho clínico desses pacientes, os quais estão passando por uma doença devastadora e incapacitante, em grande parte dos casos. O suporte nutricional é fundamental, em conjunto à reabilitação para melhorar as chances de recuperação dos pacientes com COVID-19.

Referências Biliográficas

Azzolino, D., et al. Nutritional strategies for the rehabilitation of COVID-19 patients. European Journal of Clinical  Nutrition, 2020. Correspondence;

Brugliera, L., et al. Nutritional management of COVID-19 patients in a rehabilitation unit. European Journal of Clinical Nutrition, 2020. 74: p. 860-863.

Barazzoni, R., et al. ESPEN expert statements and practical guidance for nutritional management of individuals with SARS-CoV-2 infection. Clinical Nutrition, 2020. 39: p. 1631-1638.

Mini currículo

Jeniffer Danielle Machado Dutra

Nutricionista

Mestre pelo Programa Saúde do Adulto – UFMG

Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral – BRASPEN / SBNPE

Pós graduação em Terapia Nutricional e Nutrição Clinica – GANEP

Pós graduação em Nutrição Clínica Funcional – VP Centro de Nutrição Funcional

Pós graduação em Fitoterapia Funcional – VP Centro de Nutrição Funcional

Conselheira e Membro do Comitê Cientifico da Associação Pró-Cura da ELA

Membro do Comitê Cientifico da Associação AAME

Se quiser saber mais sobre este e outros assuntos, acesse nossos sites: SomitiCentro de Treinamentos Somiti e nosso Blog. E, para acompanhar as nossas novidades, nos siga também nas redes sociais: FacebookInstagramLinkedIn e YouTube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *